Dúvidas Frequentes

  • Ligação nova para Pessoa Física - Documentação necessária: 
  • RG, CPF (Original e cópia);
  • Conta da Eletrobrás/Amazonas Energia ;
  • Procuração registrada em cartório, caso não seja o titular;
  • Documento do imóvel (escritura do terreno, IPTU).

 

  •     Ligação nova para Pessoa Jurídica – Documentação necessária:
  • RG,CPF (de ambos);
  • CNPJ (original e cópia);
  • Procuração registrada em cartório, caso não seja o titular;
  • Conta da Eletrobrás/Amazonas Energia ;
  • Documento do imóvel (escritura do terreno, IPTU).

Basta ligar para o atendimento da Manaus Ambiental, 08000 920 195, fornecer o número de sua matrícula (que fica na parte superior à direita) e a data pretendida. A alteração virá sempre no mês posterior a sua solicitação.

Dirija-se a um de nossos PAC’s ou SAC, apresentando: Somente RG e CPF, se for o titular da conta;
Contrato de locação + RG + CPF, se for inquilino;
Documentação do imóvel (escritura), caso não seja titular ou inquilino, para atualização do cadastro;
Procuração registrada em cartório caso seja pessoa autorizada pelo titular.

Importante: NUNCA negocie débitos com estranhos, apenas no SAC e PAC’s.

Clique aqui para consultar suas faturas pagas e imprimir a 2ª Via. Se preferir ligue 08000 920 195 e fale com uma de nossas atendentes ou compareça no nosso SAC ou nos PAC’s. 

Documentação necessária:
Para inquilino: RG, CPF e contrato de locação registrado em cartório.
Formulário (FE 096) padrão da Manaus Ambiental devidamente preenchido e registrado em cartório. Obs.: Caso o cadastro da empresa não esteja no nome atual do proprietário, deverá ser apresentada escritura ou registro do imóvel original e cópia autenticada.
Novo proprietário: contrato de compra e venda reconhecido em cartório, RG e CPF.
Em caso de falecimento: para cônjuges: atestado de óbito, certidão de casamento, RG e CPF
Para filhos: inventário expedido pelo Juiz, RG e CPF. Obs.: A matrícula deve estar sem débito.

Procure uma unidade de atendimento mais próxima de sua residência ou ligue para o atendimento Manaus Ambiental, o número encontra-se no verso de sua fatura;.

SAC e outras localidades: 0800 092 0195

E-mail: faleconosco@manausambiental.com.br

Se a sua conta de água aumentou nos últimos meses, preste atenção nos seguintes itens:

  • Observe se a quantidade de pessoas que residem na casa aumentou. Isso conseqüentemente irá aumentar também o consumo de água.
  • Veja como é feita a limpeza de pátios, carros e caixa d’água. Lembre-se que o uso de balde diminui significativamente o consumo.
  • O uso de máquina de lavar roupa também pode aumentar o consumo de água. Só ligue a máquina quando atingir a capacidade máxima de roupas.
  • Gotejamento de torneiras, chuveiros e etc;
  • Descargas desreguladas;
  • Falta de caixa d’água;
  • Demora na realização do conserto de eventuais vazamentos;
  • Banhos demorados e brincadeira das crianças nas torneiras.
  • Identificar vazamentos nos encanamentos é fácil, pois eles são causas comuns do aumento repentino na conta de água.

Testando o encanamento externo

Encanamento externo é a rede de canos que conduz a água da rua para sua casa.

  • 1.Deixe o registro do cavalete totalmente aberto.
  • 2.Feche bem as torneiras.
  • 3.Trave a bóia da caixa d’água.
  • 4.Depois de tudo fechado, se a ventoinha ou os ponteiros do hidrômetro continuarem em movimento é porque existe algum vazamento.
  • 5.Verifique o encanamento ou chame um profissional para fazer o serviço.

Testando o encanamento interno.

O encanamento interno é a rede de canos que vai da caixa d’água para os sanitários, chuveiros, torneiras, etc..

Verifique atentamente as paredes perto dos registros e das torneiras, e observe se existe umidade ou vazamento visível.

Preste atenção também nos pisos, casa o encanamento passe pelo chão. Umidade ou água minando é sinal de vazamento.

Faça um teste bem simples: feche bem as torneiras, chuveiros e registros. Trave a bóia da caixa d’água e marque o nível da água. Se depois de duas horas o nível baixar, há vazamento. Verifique o encanamento ou chame um profissional para fazer o serviço.

Ajude a melhorar a distribuição de água.

Se você encontrar um vazamento em ruas,calçadas ou tiver alguma dúvida, ligue para a Manaus Ambiental.

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CONCEITOS DE MEDIÇÃO

  • Hidrômetro: É o aparelho destinado a medir e a registrar o volume acumulado de água através da sua ligação;
  • Leitura de Hidrômetro: É o registro do volume de água acumulado, que determina o consumo a ser cobrado em sua fatura mensal.

COMO FUNCIONA:

  • Para efetuar a leitura basta registrar os números que aparecem nas JANELINHAS, na ordem em que eles estão (da esquerda para a direita)
  • Para se obter o volume a ser calculado, você deverá proceder da seguinte forma:
    • Digamos que a leitura do mês anterior foi - 4.503.
    • Leitura Atual – 4527.
    • O Consumo deste mês será: (4.527 – 4.503) = 24m3