MANAUS AMBIENTAL É PIONEIRA NA IMPLANTAÇÃO DE LEITURA DE HIDRÔMETRO À DISTÂNCIA NA REGIÃO NORTE

 

Manaus, 12 de maio de 2014 - A Manaus Ambiental inova trazendo para Manaus o sistema de Telemetria. Trata-se da leitura de hidrômetro à distância, onde a transmissão de dados é realizada via ondas de radiofreqüência e GPRS - General Packet Radio Services, ou Serviços Gerais de Pacote por Rádio. GPRS é uma tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados entre celulares, facilitando a comunicação e o acesso a redes, por meio de um sensor previamente instalado nos hidrômetros.

A capital amazonense é a primeira da região Norte a realizar a leitura à distância. Inicialmente, a concessionária já implantou 1080 novos hidrômetros nos condomínios Tocantins e Portal do Rio Negro, locais que apresentavam difícil acesso para leitura.

Funcionários da concessionária passam por treinamento do sistema de telemetria para qualificação e adaptação dos serviços do novo sistema.

O supervisor de Hidrometria da Manaus Ambiental, Pedro Picanço Jr. avaliou positivamente a iniciativa. “A finalidade do treinamento foi de esclarecer de forma simples e objetiva como funciona o sistema de telemetria, além de mostrar alguns projetos de sucesso implantados em diversos lugares do Brasil e do mundo, inclusive os projetos Tocantins e Portal do Rio Negro, já implementados pela Manaus Ambiental, que com certeza servirão de modelo para futuros projetos em outras concessionárias”, relatou o supervisor.

                                               

A transmissão de dados de Telemetria por rádio freqüência traz praticidade, agilidade, segurança, confiabilidade e economia, pois o sistema de transmissão de dados não depende de cabos e todo o fluxo de dados é efetuado em protocolo específico e criptografado. A durabilidade de quinze anos do novo sistema também é um ponto positivo em relação ao hidrômetro comum que precisa ser trocado a cada cinco anos.

Para o gerente de Produtos e Projetos AMR/TI da DIEHL Metering, Adriano Souza, o processo de leitura da Telemetria é totalmente seguro. “Com a telemetria se sai do modelo antigo que era a leitura visual, passível de erro, e entra num ambiente de monitoramento, de gestão de dados, o vazamento é perceptível, qualquer tipo de fraude é reconhecido pelo sistema”, afirmou Souza.

A concessionária destaca as principais vantagens do sistema de Telemetria:

•       Aumentar satisfação de nossos clientes;

•       Rapidez na coleta de leitura;

•       Eliminar erros de leitura por imputação manual (erro zero).

•       Alerta imediato de possíveis fraudes no hidrômetro;

•       Definição de baixo desempenho do hidrômetro sinalizando a troca;

•       Gestão do consumo com redução de custos e perdas de água;

•       Alarmes de picos de vazão e de vazamentos;

•       Histórico do consumo detalhado por hora, diário e mensal ou por período desejado;

•       Coletar 100% das leituras dos hidrômetros com difícil acesso para o nosso agente comercial.

 

A Manaus Ambiental dá um grande passo com a implantação deste sistema de avanço tecnológico em Manaus, podendo atender melhor os clientes, principalmente nos lugares de difícil acesso onde a leitura dos hidrômetros não podia ser feita.