Programa de Integridade

 

Manaus, 12 de abril de 2017 – Na manhã desta segunda-feira (10) a Manaus Ambiental iniciou a programação da Semana de Integridade, a abertura do evento foi realizada pelo presidente e diretores da empresa, que contou com mais de 350 colaboradores. Durante a abertura, os colaboradores fizeram perguntas, elogiaram e debateram o assunto. A programação ocorrerá até o dia 13 de abril onde temos como compromisso o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o nosso código de Conduta e Política Anticorrupção.

A semana faz parte de um cronograma de atividades do Programa de Integridade do grupo, que tem como essência fortalecer o comportamento ético de toda a organização, por meio de ações que esclareçam e promovam a prática de atitudes íntegras de forma a assegurar o alcance dos objetivos empresariais, trabalhando com integridade, para o bem da sociedade e do Brasil.

Todo o dia é dia de integridade, mas pensando em aprimorar cada vez mais e aprofundar os conhecimento nos temas relacionados ao Programa de Integridade, a Manaus Ambiental está realizando ações através de palestras para o colaborador e fornecedores, além de blitz, Quiz, entre outras ações.

O Programa é composto de todos os elementos que buscam garantir o Compliance da empresa (estar em conformidade com as normas e leis que regulam nosso comportamento em sociedade), entre esses elementos estão: código de conduta, política anticorrupção, canais de integridade, normas e procedimentos, controles internos, auditoria interna, aplicação de consequências e mensuração da eficácia do programa.

Tarciso Lima é colaborador da Manaus Ambiental há 6 anos e já passou por vários setores na empresa, hoje, ele está no almoxarifado e diz “Já é nítido as melhorias na empresa e hoje está cada vez mais forte as políticas que estão sendo colocadas em prática como a integridade e código de conduta, enfim, essas são formas da empresa ser transparente no que faz e, como Sr. Sérgio falou, muitas vezes só exige do colaborador, mas não chega a explicar o que pode e o que não pode ser feito, e eu como já passei por outras empresas com esse processo, tenho esse conhecimento, mas outros não tem, então um colaborador que está entrando na empresa não deve ter essa clareza de como a empresa funciona, e isso, deve ser repassado para o colaborador na contratação e também, deve ser prática comum, ter essa clareza e transparência dos processos, sempre! A empresa tem muito potencial para crescer nesse aspecto, tudo depende de um bom processo definido e acompanhado, e isso, é muito bom para mim, para gestão, para todos, não devemos focar só no pequeno, mas em todos. Toda a empresa deve estar envolvida nisso, da gestão ao colaborador de base.”

Para o presidente da Manaus Ambiental, Sérgio Braga, “Ser ético requer um comportamento correto, e isso vem de base familiar, para a gente é fácil falar eu sou ético, quando falamos somente do rendimento do nosso salário, mas quando trabalhamos em uma empresa grande, isso não basta, o grupo tem que ter mecanismos que controlem efetivamente todos que fazem parte da empresa e produzam essa imagem positiva da organização, então, durante essa semana convidamos todos para conversar sobre essa situação, que simulem situações do dia a dia de trabalho para que possa ser debatido o assunto.

A empresa custa ter uma imagem íntegra com postura correta e muitas vezes essa imagem é destruída por uma ação isolada de um funcionário. Hoje em dia nós brasileiros estamos assistido muitas coisas que nos envergonham de corrupção de muitas empresas, mas nós queremos blindar nossa empresa com um comportamento correto do colaborador. Então, o programa visa discutir esses assuntos comportamentais de postura correta e, lá na frente nós vamos nos candidatar a um selo, um selo pro-ética, que vai certificar a empresa como uma empresa íntegra, uma empresa correta, honesta, que respeita o colaborador, seus clientes e a sociedade e, é isso que nós queremos! Então eu desejo a vocês todo o sucesso nessa discussão e eu e meus colegas de diretoria nos colocamos a disposição para esses assuntos tanto nesta semana quanto após, porque essa conversa é contínua.” Agradeceu o presidente.

Klícia Cássia, representa um de nossos fornecedores e participou do treinamento realizado ontem (11) junto aos demais fornecedores da empresa no “Programa de Integridade” “Somos fornecedores da Manaus Ambiental há 5 anos e essa palestra é realmente de suma importância para todos, pois aqui nós podemos observar que a corrupção realmente está impregnada em alguns países, e o Brasil está inserido entre os países que têm um alto índice de corrupção.  Em toda empresa como uma empresa privada, realmente em alguns momentos nos deparamos com essas situações, mas acredito que as empresas hoje estão tendo uma outra visão, uma outra política e para todos nós. Temos que sempre nos preservar e nos resguardar, porque isso é um crime e nós temos essa visão e a ciência disso.

A palestra serviu até, para que a gente possa pegar algumas informações e passar para os nossos colaboradores, tendo uma visão de que a empresa que fornecemos serviços é transparente e que repassa para seus principais fornecedores a mesma preocupação, e isso, sabemos que é um efeito dominó, é uma cadeia, que a partir do momento que nós somos fornecedores de uma empresa que se preocupa com a política de anticorrupção, nós vamos está prestando a mesma imagem para os nossos colaboradores e assim, os colaboradores terão a mesma visão de que estão prestando serviços para uma empresa bem transparente. E, de fato, é realmente de grande importância que estejamos cumprindo com todas as regras, respeitando todos os artigos que são colocados para que a gente não tenha nenhum tipo de problema em relação a esse tipo de situação. O código de conduta é a mesma coisa, todos os colaboradores têm que respeitar seus compromissos com a Manaus Ambiental, com todos os nossos fornecedores e a empresa que trabalha, pois somos tanto fornecedores quanto clientes, devemos honrar nossas contas de água, luz e em tudo na vida temos que ter seriedade. Só tenho a agradecer pelo espaço que a Manaus Ambiental nos deu de poder está mais próximo da empresa e debater assuntos tão importantes para nossa sociedadeAgradeceu Klícia.

Ver galeria de fotos >>

 

 

 

ARQUIVOS: