Qualidade da Água

 

CONTROLE DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO

O Controle de Qualidade da água é realizado seguindo os critérios estabelecidos na Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, que estabelece os parâmetros de potabilidade da água e frequência das análises a serem realizadas. As análises de cor, turbidez, pH e cloro são realizadas nos laboratórios móveis da Manaus Ambiental. Em caso de inconsistência, as equipes operacionais são acionadas imediatamente para solução da anomalia.

O Controle da Qualidade monitora a água na captação (Rio Negro), nas etapas operacionais das ETAs (Estações de Tratamento de Água) e o produto final, a água produzida pelos CPAS (Centros de Produção de Águas Subterrâneas), reservatórios e redes de distribuição. Diariamente equipes de laboratoristas móveis percorrem todos os bairros da cidade, coletando amostras e realizando as análises nos locais abastecidos pela Manaus Ambiental. Por mês são realizadas mais de 35.000 análises em mais de 460 pontos de coletas existentes na cidade de Manaus.

Além disso, é aplicado o cloro, que é o Selo de Garantia de uma água potável e torna a empresa apta a abastecer água para toda a população inclusive, os transatlânticos que ancoram no Porto de Manaus.

A água produzida nas ETAs corresponde a aproximadamente 80% da água abastecida. Os 20% restantes correspondem à água de CPAs, principalmente, nas zonas Leste e Norte da cidade.