Sistema Integrado e Sistemas Isolados

 

SISTEMA INTEGRADO

O sistema integrado abrange o centro da cidade e partes dos bairros Educandos, Morro da Liberdade, Santa Luzia e adjacências, sendo composto por redes coletoras, coletores troncos, estações elevatórias de esgoto (EEEs), estações de pré-condicionamento (EPCs) que aflui ao emissário subfluvial que lança os efluentes no Rio Negro da seguinte forma:

 • Na EPC ocorre uma etapa de gradeamento onde são retidos sólidos grosseiros a médios;

• Posteriormente passa por um desarenador aonde se faz a retenção do material granular eventualmente presente no esgoto;

• O esgoto assim pré-condicionado é encaminhado para o emissário;

• O emissário segue por baixo da terra e no fundo do rio até atingir a área do lançamento;

• No último trecho do emissário encontram-se os difusores, por onde o esgoto é dispersado;

• Após alguns segundos de contato entre o efluente e a água do rio, a sua concentração é reduzida a níveis que não afetam ao corpo receptor.

Atualmente a Manaus Ambiental possui duas estações de pré-condicionamento: a EPC Centro e a EPC Educandos. Ambas lançam os efluentes no emissário subfluvial que sai desde a EPC Educandos. Este conjunto, EPCs – Emissário, constitui a disposição final dos efluentes provenientes do sistema integrado.

 

SISTEMAS ISOLADOS

Como consequência de um crescimento demográfico explosivo, surgiram diversos bairros na cidade de Manaus, porém o sistema de esgotamento sanitário integrado não acompanhou este desenvolvimento ficando restrito a áreas centrais da cidade.

Apesar disto, alguns empreendedores ao conceberem conjuntos residenciais, condomínios habitacionais e/ou loteamentos, inseriram em seus projetos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, os quais posteriormente foram repassados para a concessionária, sendo denominados de sistemas isolados.

A Manaus Ambiental opera atualmente 47 sistemas isolados, dispostos por toda a cidade, mas que não estão agrupados dentro de um sistema de esgotamento por bacia hidrográfica.

Podem incluir a rede coletora e uma estação de tratamento, assim como também estações elevatórias. Podem estar interligados entre si para formar um sistema maior, em caso de estarem próximos e não terem soluções individuais para o tratamento.